No meio empresarial os indicadores de performance, também conhecidos como KPI’s são as métricas de maiores relevância para qualquer negócio. No marketing, esses indicadores são fundamentais para direcionar as estratégias a serem usadas e validar as que geram melhores resultados.
Existem vários KPIs, Nós separamos 5 dos principais indicadores de marketing que todo gestor precisa levar em consideração na criação e acompanhamento de suas campanhas.
1. Leads
são contatos qualificados, que tem o perfil de consumidor ideal para o seu negócio. Quanto maior a quantidade leads, melhor. Pois assim, haverá mais possibilidades de fechar mais contratos ou vendas.
2. Custo Por Leads – CPL
O Custo Por Leads, conhecido também como “CPL” é a média de quanto a empresa paga por cada lead gerado. obtém-se dividindo o investimento pela quantidade de leads obtidos. Nesse caso quanto menor o CPL, melhor. Porque haverá mais chance de se conseguir mais leads a medida que esses custos diminuem.
3. Ticket Médio
O “Ticket Médio” é o valor médio das vendas de um determinado período. Ele pode ser calculado dividindo o faturamento pela quantidade de vendas do período (pode ser feita mensalmente ou até anualmente). Normalmente quanto maior, melhor.
4. Taxa de conversão
A “Taxa de conversão” é uma das métrica fundamentais para avaliar o resultado efetivo das ações de marketing. Esse indicador visa mensurar a proporção entre os usuários que visitaram sua página e aqueles que fizeram uma ação de valor (Compra ou cadastro em formulário da página). Quanto maior essa taxa, melhor. Pois mostrará quanto de todos os usuários alcançados de fato se interessaram ao ponto de comprar ou executar qualquer ação importante para o seu produto.
5. ROAS
O ROAS é uma expressão inglesa que significa, significa Retorno Sobre Investimento em Publicidade, mede as receitas e os custos envolvidos nos anúncios, ou seja, mensura a eficácia dos anúncios (quanto gerou de receita a cada R$1,00 investido). Normalmente quanto maior que 2, melhor.
6. (BÔNUS) – CHURN RATE
“Churn” é a taxa de rotatividade de uma empresa. Ele mede o quanto sua empresa perdeu de clientes ou receitas. Obtém-se dividindo a quantidade de clientes perdidos e o total e clientes ativos. Nesse caso, quanto menor o churn, melhor é para a empresa.
Já conhecia alguns desses indicadores, entendeu a relevância de cada um deles?